O MAIOR EVENTO DE CANTO CORAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

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O Festival

O FESCC – Festival de Corais de Catanduva - é um evento coral que está na sua 10ª edição comemorativa, acontece na cidade de Catanduva e se tornou referência nacional.

O Festival não é competitivo e não tem por finalidade a premiação, mas sim desenvolver a cultura de nosso país e principalmente da cidade de CATANDUVA e interior do Estado de São Paulo, incentivar a manutenção de grupos de canto coral brasileiro, colaborar com a formação de novos grupos corais, estimular a prática do canto coral e democratizar o acesso à Cultura.

Esta edição é realizada através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo. Patrocínio Oficial da Tietê Agroindustrial e Itaipu Transformadores.

O FESCC, além da semana cultural, também possui um projeto com aulas gratuitas que acontece o ano todo, proporcionando formação para crianças e adolescentes participantes da cidade de Catanduva e cidades vizinhas.

O projeto de aulas tem incentivo do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Visão
O Festival tem como objetivo, através do canto coral, elevar o conhecimento e enobrecer o ser humano através da arte, na Cidade de Catanduva atingindo todo o Estado de São Paulo e outros Estados do país contribuindo com o refinamento da cultura brasileira.

Missão
O Festival tem como missão o desenvolvimento da atividade canto coral no Estado de São Paulo, valorizando a formação musical de excelência e desenvolvimento pessoal e cultural das crianças, adolescentes e adultos.

Onde
O FESCC acontece, em 2023, em formato presencial, no Clube de Tênis de Catanduva.

Quando
O Festival vai acontecer nos dias 5 a 9 de setembro de 2023

Realização
O FESCC - Festival de Corais de Catanduva - é uma realização do Conservatório Santa Cecília de Catanduva-SP, com patrocínio das empresas Tietê Agroindustrial e Itaipu Transformadores.

Confira os melhores momentos das edições anteriores FESCC

Os Profissionais

Patrícia Costa

Patrícia Costa

Licenciada, Mestre e Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), obteve bolsa CAPES/FULBRIGHT para doutorado-sanduíche na Butler University (EUA) em 2015/2016.

Seu coro jovem São Vicente a Cappella conquistou o 1o lugar no concurso do Summa Cum Laude International Youth Music Festival em Viena (2019) e duas medalhas (ouro e prata) no concurso do 11th World Peace Choral Music, na versão digital (2021).

Residindo na Europa desde 2020, vem atuando em Portugal e na Alemanha, sempre propondo a interseção das linguagens teatral e musical, para aprimorar o canto expressivo em grupo.

Criou o coro jovem Soma&Segue e o projeto Coro Relâmpago, na Oficina de Música de Aveiro.

Eduardo Fernandes

Eduardo Fernandes

EDUARDO FERNANDES é graduado em música, Fagote, pela UNICAMP.Em 2003 concluiu mestrado na USP, com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”.

Atua, como professor convidado, nas áreas de Regência e Percussão Corporal, de diversos festivais e cursos de música pelo Brasil, como: Festival de Corais de Catanduva (FESCC / SP), Laboratório Coral de Itajubá (MG), Painel de Regência Coral da FECORS (RS), Fórum RioAcappella de Música Vocal (RJ), entre outros.

É regente do CORALUSP XI de Agosto, do CORALUSP 12 em Ponto, do Coral UNIFESP e do Coral Gogós.Com estes grupos apresentou os espetáculos: “O Grande Circo Místico” de Edu Lobo e Chico Buarque, “A Vanguarda Paulista dos anos 80”, “A Era do Rádio”, “Anos 70 um Caleidoscópio Sonoro”, “Cinco Olhares sobre Lenine” entre muitos outros. Com o Coral UNIFESP gravou os CDs – “Os Saltimbancos e Outros Bichos” de Chico Buarque, e “Os Afro-Sambas” de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Em 2014 foi convidado pelo do Coral da UFMT para montagem e apresentação do programa: “Coral UFMT Canta Chico Buarque”. Em 2019 foi convidado para reger o Coral Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina onde, junto com Reynaldo Puebla, apresentou e dirigiu o espetáculo: “Tempo Compositor de Destinos” no Teatro São Pedro e no Theatro Municipal de São Paulo.

Tem dois artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História: “Anos 70 um caleidoscópio sonoro” e “Getúlio Vargas e a manipulação do samba”.

Publicou artigo sobre arranjos corais de música brasileira na revista International Choral Bulletin, e é autor de um capítulo do livro: “A arte da técnica vocal 2” organizado pela professora e cantora Cíntia de Los Santos lançado em 2020.Desde 2021 faz parte do corpo de professores do programa “Descubra a Orquestra” da OSESP.Desde 2018 é Diretor Artístico do CORALUSP.

Federico Trindade

Federico Trindade

Federico Trindade é músico, graduado pela UFRGS, na cátedra de regência coral, Master of Music, Music Education and Rhythmic Vocal Leadership (Innovative Choir Leading) pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA), na cidade de Aalborg, Dinamarca, e atualmente se encontra cursando o Soloist Program: Advanced Postgraduate Diploma in Music em Innovative Choir Leading, pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA), in the city of Aalborg, Denmark.

Atua a 19 anos como maestro, professor, percussionista, compositor e arranjador; Além disso, ministra oficinas de música coral, percussão corporal, improvisação em grupo e cursos de desenvolvimento de liderança musical. Ele é fundador e diretor do Grupo UPA!, desde 2009, co-criador do ProjUpa! (núcleo de educação musical/artístico), fundado em 2019, Diretor do Coro Juvenil do Colégio Teutônia, desde 2020, Maestro assistente e percussionista, com o Maestro Pablo Trindade, no grupo Expresso 25, desde 2005 e Maestro do Movimento Coral e Instrumental da Universidade Feevale, desde 2018. Federico, atualmente, é o único representante do RAMA na América Latina com as práticas já mencionadas.

Silmara Drezza

Silmara Drezza

Silmara Drezza. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Campinas- Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Angelo José Fernandes. Graduada em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes-São Paulo e em piano pelo Instituto Gomes Cardim-Campinas.

Participou da formação para professores em Pedagogia Musical na École de Musique Martenot e Chalons Sur Marne (França), Creating Artristy Butler University (EUA) com os Maestros Henry Leck, Dr Erick Stark e Dr Tim Brimmer, Primer Taller de Formation de Directores Corales- Caracas (Venezuela) com Maria Guinand e Alberto Grau, dentre outros workshops com renomados maestros no Brasil. Realiza palestras e workshops para formação de regentes de Coros Infantis e Infantojuvenis.

Desde 2002 é Regente do “Coral Infantil ThyssenKrupp de Campo Limpo Paulista” e do Coral Heliópolis do Instituto Baccarelli, onde também atua como coordenadora pedagógica da área coral.

Tânia Bertassoli

Tânia Bertassoli

Tânia Bertassoli é pianista formada pela Unesp - Instituto de Artes do Planalto (SP). Possui Licenciatura e Pós Graduação em Música pela Faculdade Carlos Gomes (SP).

Iniciou regência coral ainda na Universidade orientada e motivada pelo Profº e Maestro Samuel Kerr.

Possui diversos Cursos Nacionais e Internacionais nas áreas de Educação Musical e de Canto Coral destacando-se: Orff-Schulwerk em Salzburg (Áustria); Creating Artistry com o Maestro Henry Leck na Butler University (Indianápolis - USA); Pedagogia Willems com Carmen Mettig (Salvador - BA); Pedagogia Dalcroze com o Prof° Iramar Rodrigues. Desde 2010, trabalha como regente de corais no Instituto Baccarelli (SP) e realiza, há mais de 20 anos, oficinas de musicalização em Escolas, Festivais de Música e em diversas Unidades do Sesc.

Há 26 anos, fundou o Espaço Cultural de Artes, uma Escola de Música localizada em São Caetano do Sul que oferece cursos de instrumentos para todas as idades e musicalização a partir da primeira infância.

Erika Muniz

Erika Muniz

Nascida no Rio de Janeiro e residente em São Paulo há mais de 15 anos, Érika Muniz é, além de cantora lírica - atuando como soprano no Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde 2008; professora de canto lírico - com Licenciatura em canto pela Faculdade Integral Cantareira (2020); preparadora vocal - com Bacharelado em Canto pela UFRJ (2012) e pesquisadora na área das artes interpretativas do canto - mestranda do PPGMUS/USP (turma de 2021).

Atuou como preparadora vocal não só do coro que a iniciou na arte do canto (2003-2006), bem como em outros, tais como no Coro de Câmara Proarte (2002-2007); na Associação de Canto Coral (2004-2007); na Casa das Artes Paquetá (2007) e no Coral da Gente do Instituto Baccarelli (2010-2018). O trabalho pedagógico de Érika estende-se da preparação vocal de coros infantis e juvenis à condução de cursos - ministrou cursos sobre o tema no Instituto Federal da Bahia (Vitória da Conquista/BA) e no Seminário de Música Proarte (Rio de Janeiro/RJ) - e à docência - compôs o quadro de professores do Instituto Baccarelli (2010-2018) trabalhando como preparadora vocal dos coros do instituto e professora de canto lírico e do Coro Dons e Tons (2012-2013 - Jundiaí/SP), além de ter sido a regente do Coro Infantil do projeto Bem Me Quer Paquetá (2007 - Rio de Janeiro/RJ). Em 2023, assumiu a regência do Coro Infantil da Osesp.

Sob a orientação do professor doutor Ricardo Ballestero, a cantora ainda desenvolve pesquisa na área da performance musical, atentando-se à interpretação de compositores negros e à cantovivência da mulher negra na sociedade brasileira. As competências e habilidades trabalhadas no âmbito da pesquisa acadêmica conferem destaque às interpretações relacionadas ao tema, bem como a outras de maior impacto lírico já interpretadas por Érika, a saber: Requiem de Brahms; Requiem de Mozart; Missa de St Cecília do Padre Maurício; Le vin Herbè de Franc Martin; Árias das Óperas ‘Lo schiavo’ de Carlos Gomes e ‘Porgy e Bess’ de George Gershwin, nas quais atuou como soprano solista; além de reforçarem o canto como uma forma de conexão e expressão do “eu” com o mundo, nas perspectivas de pesquisa e atuação da cantora.

Danilo Frederico

Danilo Frederico

Maestro, cantor, preparador vocal e pianista, formado pela Academia de Música Elzira Amabile, atua desde 1992 em cursos de musicalização para crianças e adultos. Como pianista acompanhador e preparador vocal se destacam seus trabalhos nos corais juvenis do Colégio São Vicente de Paulo. É regente dos corais adultos do Colégio São Vicente de Paulo, preparador vocal do coro juvenil São Vicente a Cappella.

De 2012 a 2015, participou como cantor intérprete dos arranjos vocais finalistas do concurso Brasil Vocal CCBB. Em 2014, foi professor convidado do curso de Licenciatura em Música do Conservatório Brasileiro de Música (CBM-RJ), responsável pela disciplina Técnica Vocal.

Em 2016, participou como pianista do XXVI Laboratório Coral de Itajubá e, como preparador vocal e professor palestrante, ministrou a oficina de Técnica Vocal para Coro no FESCC (Festival de Corais de Catanduva) edições de 2016 e 2017. É o preparador vocal do premiado São Vicente à Cappella (primeiro lugar no festival Summa Cum Laude Youth Music Festival, Áustria, 2019). É o Regente e responsável artístico do Coral ASV há 10 anos. Atualmente se especializa em regência coral com o Maestro Carlos Alberto Figueiredo.

Otávio Piola

Otávio Piola

Otávio Piola é mestre em artes com proficiência em regência coral pela Pensacola Christian College (Flórida, EUA) e bacharel em piano pela UNICAMP. Atua como regente de coros e pianista, tendo mais de vinte anos de experiência no campo da música coral.

Como regente, participou de diversos cursos de especialização e masterclasses, destacando o workshop Creating Artistry em Indianapolis (EUA) em 2012, sob direção do maestro Henry Leck. Atuou como regente principal de coros como Grupo Vocal Gomes Cardim, Coral Jovem Pio X e Coral Jovem em Cena.

Integra o corpo docente do Instituto Baccarelli desde 2002, atuando como pianista correpetidor, professor de piano, teoria e percepção musical. Participou de inúmeras performances em relevantes salas de concerto no Brasil e Estados Unidos. Atualmente, é coordenador pedagógico da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, regente titular do Coral Jovem Heliópolis do Instituto Baccarelli e do Coral Juvenil do Projeto Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista.

Reynaldo Puebla

Reynaldo Puebla

Diretor e ator de teatro, graduado em Mendoza, Argentina.No Brasil, continua sua formação através de cursos e pesquisas. Notório Saber de Ator e Diretor - outorgado pelo SATED, Sindicato Artistas Técnicos em Espetáculos Diversões SP.

Dedica-se a coros há muitos anos, preparando-os para um canto expressivo. Dirige e monta espetáculos em empresas, universidades, escolas e encontros de coros. Utiliza a arte cênica como instrumento de educação onde o indivíduo é estimulado a se expressar com o corpo, a voz e as emoções.É autor do livro “O Canto em Cena, Expressão Cênica para Canto Coral”.

Ana Abe

Ana Abe

Graduada em Publicidade.Desde 2009, desenvolve atividades associadas à produção e montagem de espetáculos de teatro e expressão cênica para canto coral Assessoria em figurinos, adereços e visagismo.Participa na criação de montagens como assistente de direção.

Ari Colares

Ari Colares

Mestre em educação musical pela ECA-USP, mesma instituição onde fez o Bacharelado em percussão. 
Músico e educador especializado em percussão e ritmos brasileiros. 

Sua iniciação e base principal de formação como artista e educador se deu a partir de 1981, quando ingressou aos 17 anos num grupo de teatro popular que se transformou em um Balé Folclórico (Abaçaí – Cultura e Arte), por meio das pesquisas, vivências e produção de espetáculos voltados para a diversidade de danças populares brasileiras. Ari permaneceu nesse grupo por 25 anos.

A partir dessas experiências, passou a integrar grupos de música urbana, tanto de MPB quanto de música instrumental.

Desde 1990 passou a ter uma atuação constante tanto no Brasil quanto no exterior, lecionando ou tocando com importantes nomes da música criativa como Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Cesar Camargo Mariano, Yamandu Costa, André Mehmari, Gil Jardim, Ivan Vilela, Mônica Salmaso, Ceumar, Toninho Ferraguti, Zizi Possi, Caito Marcondes, Anelis Assumpção, André Abujamra, dentre inúmeros outros.

Desde 2000, participa de inúmeros projetos com o pianista Benjamim Taubkin – com quem tem viajado para diversos países –, destacando-se Clareira (repertório da Cultura Popular Brasileira com sonoridades e estéticas universais), Al Qantara (colaboração entre músicos do Brasil e do Marrocos) e Co-Bra Project (colaboração entre músicos do Brasil e da Coreia do Sul), América Contemporânea (colaboração entre músicos de diversos países da América Latina) e Orquestra Popular de Câmara (grupo inativo no momento, mas que permanece como referência para diferentes gerações de músicos brasileiros).

Desde 2004 faz parte do grupo musical A Barca, que vivencia e dialoga esteticamente com diferentes mestres e expressões da música da Cultura Popular Brasileira.

Lecionou Percussão Popular na Tom Jobim EMESP – Escola de Música de SP, desde 1993 a 2017.

Atualmente exerce, ainda, o cargo de Gerente Artístico do Projeto Guri, ministra aulas regulares em seu estúdio, além de cursos e oficinas no Brasil e no exterior.

Leciona no bacharelado em percussão popular na Faculdade Santa Marcelina, onde também leciona e coordena a pós graduação Percussão Brasileira - Tradição e Invenção.

Vera Figueiredo

Vera Figueiredo

Vera Figueiredo sempre soube que a bateria seria seu caminho. Começou a estudar muito cedo, e, aos dezesseis anos, já tocava profissionalmente pelo circuito musical de bares e casas de shows de São Paulo. Formou-se em piano, instrumento que se tornou ferramenta fundamental para colocar em prática seu talento como compositora. Educadora, fundou a escola de música IBVF Brasil, que há mais de três décadas tem se dedicado ao aperfeiçoamento da didática musical.

Lançou discos, livro, vídeos instrucionais e produziu uma série de eventos. A produtora IBVF Produções nasceu para dar amparo ao trabalho de Vera na divulgação de uma música de qualidade, de músicos e compositores, brasileiros e estrangeiros, que merecem os melhores palcos.

Ampliou seu espaço de atuação, tornando-se idealizadora e realizadora do Batuka! Brasil, festival de música voltado ao universo da bateria e da percussão, que figura na lista mundial dos principais festivais do gênero. Toda a sua história musical se ampara nos ritmos brasileiros, na música do Brasil que encanta o mundo, o que tem lhe proporcionado convites para tocar em eventos nacionais e internacionais, apresentando shows, performances, workshops, masterclasses e aulas individuais.

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Programação 2023

05

Set

DIA 1

Clube de Tênis Catanduva - Rua Icém, 61, Parque Iracema, Catanduva

Início às 08h30

06

Set

DIA 2

Clube de Tênis Catanduva - Rua Icém, 61, Parque Iracema, Catanduva

Início às 08h30

07

Set

DIA 3

Clube de Tênis Catanduva - Rua Icém, 61, Parque Iracema, Catanduva

Início às 09h30

08

Set

DIA 4

Clube de Tênis Catanduva - Rua Icém, 61, Parque Iracema, Catanduva

Início às 09h30

09

Set

DIA 5

Clube de Tênis Catanduva - Rua Icém, 61, Parque Iracema, Catanduva

Início às 15h00

Lei

Lei Rouanet

Patrocínio Ouro

Itaipu

Patrocínio Prata

Tietê

Produção

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